franchising

Breve História do Franchising no Brasil

História do Franchising no Brasil:

  • Em 1979, O Boticário adota o sistema de franchising;
  • Na década de 80, O Bob´s (criado em 1952) e a Água de Cheiro passam a oferecer o sistema de franquia (o Bob´s em 1984).
  • Em 1981, o McDonalds, empresa que viria a se tornar o símbolo maior do franchising no mundo, inaugura seu primeiro restaurante em São Paulo.
  • Em 1987, com a expansão do segmento e para fomentar ainda meais os negócios, cria-se a ABF (Associação Brasileira de Franchising);
  • A partir da década de 90, há um grande impulso ao sistema de Franchising no Brasil. Com uma maior abertura ao comércio exterior e o fim da política de substituição de importações, diversas redes multinacionais de franquias resolvem se instalar definitivamente em solo brasileiro.
  • Em 1993, há a primeira tentativa de entrada da Subway no país, o que levou a um fracasso temporário (a empresa retornou mais tarde).
  • A partir dos anos 2000, com o aumento do poder aquisitivo  e com o ímpeto de empreendedorismo dos brasileiros, popularizaram-se franquias baratas como meio de renda para a população.  O aumento de ofertas de franquias de baixo custo contrasta com o passado do setor, quando apenas os grandes comerciantes podiam empreender. Com a popularização, forma-se um novo cenário de franchising no país.

Definição de Franchising

O sistema de franquias é um negócio jurídico atípico, não definido no Código Civil brasileiro, mas aceito, uma vez que, nesses casos, a estes negócios jurídicos se aplicam as normas gerais dos contratos.
Basicamente, trata-se de um sistema de distribuição em que o franqueador cede o direito de uso de nome e logomarca, realiza publicidade para a toda a rede e ainda transfere conhecimento técnico (know-how) e tecnologia para o franqueado, que, por seu turno, arca com taxas como, por exemplo: taxa de franquia, taxa de publicidade, etc. Em geral, há um valor fixo para aderir à franquia e uma taxa mensal proporcional ao faturamento.

 

Avalie nosso post:
Gostou do post? Melhor do que tudo que você vê por aí?
Receba GRÁTIS, UMA VEZ por mês, nossas super-dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *