características dos empreendedores de sucesso

Empreendedores de sucesso: As 4 características essenciais

Todo mundo que procura franquias baratas acaba lendo histórias de empreendedores de sucesso, tanto para se inspirar, como para ver se conseguem extrair lições realmente úteis para usar em sua própria jornada de negócios (e de vida).

Porém, citar uma lista de empreendedores de sucesso é fácil. Você pega alguns nomes famosos, lê a história desses empreendedores e os toma como exemplos.

Ocorre que as oportunidades de negócios que apareceram para eles não serão as mesmas que aparecem para cada um de nós. O importante mesmo é aprender quais características você deve desenvolver para poder aproveitar uma boa oportunidade de negócio assim que ela se apresentar (pode ser em um momento do dia-a-dia, pode ser uma boa ideia que você tiver).

Quando se fala no assunto, sempre vem à cabeça nomes de famosos, como Steve Jobs e, para os mais antigos, Bill Gates. Porém, o empreendedorismo no Brasil também costuma ter nomes e exemplos a serem seguidos. Na área de franquias, há grandes exemplos de empreendedores de sucesso, como os fundadores da Natura, da Franquia Boticário e da Franquia Cacau Show.

Veja nossa lista com as 4 características que não podem faltar a qualquer candidato, inclusive a você!

Empreendedores de sucesso correm riscos

Todo empreendimento envolve riscos. Se você não for capaz de lidar com a existência de riscos, seu negócio é ser empregado. O risco é um mal necessário e existe como seleção natural, para retirar do mercado os negócios menos competentes, menos produtivos, deixando apenas as empresas e negócios mais eficientes.

Ao abrir uma franquia barata, por exemplo, como o investimento (em dinheiro) é menor, o risco financeiro é menor também. Mas não se esqueça, há também o risco de perder seu precioso tempo.

Empreendedores de sucesso planejam (e, então, limitam os riscos)

Planejamento é essencial. O empreendedor de sucesso deve estudar o mercado em que pretende atuar, ver se há uma demanda forte e real  (não, imaginária) para o produto ou serviço que pretende oferecer. Se o produto é novo, deve testá-lo (que tal oferecê-lo, em pequenas quantidades, de graça para alguns comerciantes do ramo para ver se o público terá interesse?) antes de investir ainda mais nele. Se não se trata de um produto novo, mas a ideia é abrir franquias baratas, da mesma maneira, você deve avaliar se em sua região aquele produto ou serviço vai ser útil (infelizmente não adianta procurar o Sebrae, pois eles só oferecem assistência depois que você já tem certeza de qual negócio quer abrir – sei por experiência própria. A escolha do nicho de mercado é só sua). Saiba que no começo, toda empresa opera no vermelho, planeje quanto deverá ser o investimento – para não faltar recursos justamente no momento em que seu negócio estiver decolando.

Empreendedores de sucesso enfrentam dificuldades

Não se iluda. A vida de empreendedores de sucesso não é mil maravilhas no começo (pode até ser, depois do sucesso, mas não antes). Você encontrará problemas, os planos que você tiver traçado não sairão exatamente (nem mesmo perto) do imaginado. A vida é muito mais rica e forte do que seus desejos e sua imaginação, o seu caminho para o sucesso estará cheio de curvas. Mas acredite, você pode chegar lá.

Empreendedores de sucesso são flexíveis e ágeis

Para superar as dificuldades que aparecerão, são necessárias algumas características de um empreendedor de sucesso, como criatividade e flexibilidade. Não é à toa que temos cada vez mais jovens empreendedores (embora as pessoas mais maduras esbanjem outras habilidades, como paciência e experiência). É importante saber lidar não apenas com as dificuldades em si, mas também com as pessoas ao seu entorno, como seus colaboradores, que podem estar sofrendo problemas ou, em alguns casos, até os causando.

Empreendedores de sucesso: As 4 características essenciais
3.33 (66.67%) 3 votes
Gostou do post? Melhor do que tudo que você vê por aí?
Receba GRÁTIS, UMA VEZ por mês, nossas super-dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *