chilli beans franquia

Franquia Chilli Beans: óculos de sol aquecem o faturamento

A franquia Chilli Beans é um grande sucesso, principalmente em seu formato quiosque, uma versão “franquias baratas” do negócio.
Colocamos baratas entre aspas porque vamos ser sinceros, quiosque a partir de 155 mil de investimento inicial não é algo tão barato e acessível assim, não acham? Mesmo assim, o negócio é bom e vamos mostrar o porquê.

A rede foi criada em 97 e conta com mais de 400 unidades, em vários países de língua portuguesa, além dos Estados Unidos. O alto número de unidades é um indicativo já de franquia de sucesso, ainda mais no formato quiosque. Por que? Porque lojas de rua são difíceis de fechar se não forem franquias rentáveis (pelo ponto comercial, contratos de aluguel em geral com maior prazo, investimento em reforma, etc.), já os quiosques são muito mais versáteis nesses quesitos e, se não forem lucrativos, fecha-se e pronto.

Abaixo, vamos mostrar as vantagens da franquia Chilli Beans:

Chilli Beans óculos, relógios e acessórios

O ramo da moda é um ramo com características muito peculiares. Em primeiro lugar, a marca deve investir alto para ser reconhecida como “inovadora”, principalmente em propaganda, contratação de modelos e patrocínios (escolhidos a dedo!). Assim, fique feliz, a taxa de propaganda de 3% paga à franqueadora não é em vão (como em alguns ramos), é essencial ao negócio.

Por outro lado, sendo a marca reconhecida, como os produtos de moda (a Chilli Beans franquia comercializa relógios, chapéus e bonés, além do famoso carro-chefe: óculos de sol Chilli Beans) são considerados produtos supérfluos, não-essenciais, os valores que são cobrados por eles no mercado não têm grande relação com o seu custo, ou seja, pode-se cobrar (e cobra-se) muito além do necessário para produzi-los. Outro exemplo, além da moda, é o ramo de perfumes, como a Franquia Boticário.

Por exemplo, a Technos, rede de relógios que tem ações na Bovespa, trabalha com uma margem bruta na faixa de 60% do valor da venda.

Resultado? Ótimas margens brutas na operação, que podem ser repartidas entre franqueadora e franqueado, gerando lucro para toda a cadeia do produto.

Isso pode parecer bobo, mas é fundamental em qualquer franquia: uma franquia (mesmo franquias baratas) que trabalhe com produto em um ramo competitivo e de baixas margens dificilmente gerará lucros para o franqueado.

Franquia Chilli Beans, quanto custa abrir uma?

O maior atrativo da operação é o formato quiosque, que exige investimento inicial de 150 mil e disponibilidade de 6 metros quadrados, ao passo que o formato loja exige um ponto comercial (não incluído no valor estimado de investimento inicial) com área entre 30 e 40. Consideramos, aqui no site, franquias baratas, as franquias até 50 mil. Porém, com a inflação, já há vários quiosques na faixa de 70 a 90 mil reais de investimento. Por esse motivo, a franquia Chilli Beans, embora seja uma franquia de sucesso, foge um pouco do adjetivo de “barata”.

Pela necessidade de infraestrutura e espaço maior, as lojas Chilli Beans são mais caras para se montar, exigindo investimento total de 340 mil reais, estimado. Obviamente que um negócio no formato loja, seja de rua ou de shopping, pretende uma longevidade maior do que o formato quiosque.


 

Vamos aos números:

  • Taxa de franquia: varia entre 20 e 30 mil reais.
  • Instalações: entre 40 e 160 mil reais (quiosque ou loja).
  • Capital de giro (necessário para repor estoques e pagar salários): entre 30 e 50 mil.
  • Franquia Chilli Beans retorno esperado: estimado em 24 meses. Faturamento mensal na faixa de 50 mil.
  • Taxa de propaganda: 3% do faturamento bruto.
  • Royalties: 15% do valor do produto no momento da compra (método que é mais econômico para a franqueadora e permite que ela pratique preços mais baixos).

 

Investimento total estimado:

Quiosque Chilli Beans: 150 mil.

Loja Chilli Beans: 340 mil reais.


 

No site Chilli Beans, afirma-se que é levado em consideração se o candidato já atuou no varejo, bem como sua capacidade financeira para implementar o negócio e disposição de tempo e vontade.

A aprovação do candidato segue o seguinte fluxo:


 

Constatação do capital necessário > Aprovação do interessado > Fecha-se o contrato > Treina-se > Entrevista > Busca de ponto > Inauguração.


 

Bom, não são necessários óculos para ver que a Franquia Chilli Beans é uma boa opção a se considerar, principalmente se em sua região houver muita gente jovem (cidades universitárias?), muitos shoppings e ainda poucas unidades da marca. Vale a pena entrar em contato com a empresa para obter maiores informações e estudar o negócio.

Franquia Chilli Beans: óculos de sol aquecem o faturamento
3.5 (70%) 4 votes
Gostou do post? Melhor do que tudo que você vê por aí?
Receba GRÁTIS, UMA VEZ por mês, nossas super-dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *