franquia de lavanderia

Franquia de lavanderia: 2 motivos para você abrir a sua já

No fim de 2013, precisei de lavar uma capa de colchão e a levei à lavanderia perto da casa dos meus pais, uma que já conheço há muitos anos.
Acabei tendo uma surpresa: a lavanderia estaria fechada de recesso desde o dia 20 de dezembro até o dia 06 de janeiro.
Como eu precisava do serviço com pressa, pela primeira vez tive que procurar alguma concorrente para me salvar. Resultado: não encontrei concorrente na região! Usando há muitos anos o serviço daquela lavanderia, enquanto eu morava com meus pais, não havia percebido que no Barreiro, uma região de Belo Horizonte com mais de 300 mil eleitores, se alguém procurasse no Google ou catálogo, só encontraria aquela lavanderia.
Custei a acreditar que um mercado tão fabuloso e em expansão como o de franquia de lavanderia estava sendo tão pouco explorado pelos empreendedores.
Fui então pesquisar sobre o ramo e acabei descobrindo o quanto há a ser explorado no setor e duas oportunidades de franquia de lavanderia muito boas.

Por que abrir uma franquia de lavanderia?

  1. As pessoas têm cada vez menos tempo para cuidar de afazeres domésticos. Se as pessoas não tem mais tempo para os filhos (e os abandonam em creches por todo o dia), você imagina o tempo que se tem para ficar lavando roupa;
  2. A opção pela doméstica está cada vez mais complicada, uma porque os salários estão altíssimos para a classe média pagar e, para completar, está completando um ano a nova lei das domésticas, que complicou ainda mais a situação do empregador;

Ok, parece bom. Agora vamos às

Melhores opções de franquia de lavanderia:

Não sei se já chegou à sua cidade (se não chegou ainda chegará), mas aqui em BH a marca forte de lavanderia é a Quality Lavanderia.

Tem uma unidade muito bacana e que já conheço há muito tempo no Bairro Gutierrez, então fui buscar na internet mais sobre a marca e descobri que eles têm uma rede de franquias de lavanderias. E acabei descobrindo bastante sobre a franqueadora.

Em primeiro lugar, a rede de franquias já tem quase 20 anos (eu sabia que a lavanderia era antiga, mas não sabia que era uma franquia há tanto tempo). Em segundo lugar, não é apenas uma rede, são duas. A Quality Lavanderia (que já tem mais de 100 unidades no país) e a Prima Clean Lavanderia. Vou descrever um pouco mais a Prima Clean, que é a franquia mais barata, com baixo custo e complexidade operacional e taxa fixa de franquia. Esse é o modelo que está a todo vapor pelo interior e nos bairros de classe média das capitais.

A grande vantagem da Prima Clean é que funciona no modelo express, padrão americano, em que o próprio cliente coloca a roupa na máquina e, se quiser, é auxiliado por uma atendente (para quem ainda não se acostumou com esse modelo). Com isso, o serviço é mais barato e é por esse motivo que está conseguindo penetrar tanto na Classe C e no interior.

Pelo que andei pesquisando, o sistema é tão bom, que tem clientes da Prima Clean que resolvem abrir a sua própria unidade em outro bairro.

Onde abrir a minha

franquia de lavanderia Prima Clean

Quer algumas idéias?

  • Em cidades universitárias! Você mata vários coelhos com uma cajadada só: os universitários têm pouco dinheiro (em geral), pois dependem dos pais, além disso, muitas vezes moram em apartamentos pequenos, onde não tem como colocar lavadora de roupas, ou ainda, mesmo que tivessem espaço, para quê investir mais de mil reais nisso?
  • Cidades do interior, cidades turísticas (o turista que fica mais dias na cidade não tem infra-estrutura para lavar suas roupas e tem que lavar na lavanderia);
  • Bairros de Classe média nas grandes cidades.

Enfim, para concluir, se você vai começar um negócio hoje, sempre pense no futuro. Como você imagina os hábitos das pessoas no futuro? Você imagina as pessoas fumando mais cigarros, ou o cigarro proibido? Você imagina as pessoas fazendo mais que tipo de tarefa ou lazer? E para mim uma coisa é clara, as pessoas terceirizarão cada vez mais a lavagem de suas roupas.

Franquia de lavanderia: 2 motivos para você abrir a sua já
4.8 (96%) 10 votes
Gostou do post? Melhor do que tudo que você vê por aí?
Receba GRÁTIS, UMA VEZ por mês, nossas super-dicas.

3 comentários em “Franquia de lavanderia: 2 motivos para você abrir a sua já

  1. Boa noite Senhores,

    desejo receber mais informações referentes a franquias de lavanderia e também mais opções desta franquia.

    grato.

  2. Gostaria de abrir meu próprio negocio e visando a tendência das pessoas de cada vez mais, terem menos tempo, visualizei uma oportunidade de abrir a franquia de uma lavanderia. Como moro em uma cidade universitária (Uberaba/MG), acredito que seja um ponto positivo para a abertura deste empreendimento.
    Por favor me envie uma proposta para investimento de até 150.000,00 reais e como é o passo a passo para abertura?

    Obrigada,
    Michelle Machado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *