franquia imoveis

Franquia Imóveis e outras franquias de imobiliárias: oportunidade?

Qual é o negócio de franquias baratas de imóveis? Promover negócios, construindo a ponte entre vendedores e compradores.

Enfim, é um negócio de pura informação: a informação “quem está interessado em vender”, a informação “quem quer comprar”, a informação “qual o preço corrente do metro quadrado de cada região”. As imobiliárias, os corretores, as franquias baratas de imóveis só precisam saber essas três coisas acima.

Riscos (teóricos) de uma franquia de imobiliária

  • Risco de bolha imobiliária? Nem tanto. Esse risco é  mais do vendedor e do comprador do que do intermediário. Lógico que o faturamento cairia, pois a queda no valor dos imóveis produz uma queda no valor das corretagens. Há também uma redução no número de negócios. Se a estrutura da imobiliária for muito grande, é possível ter prejuízo. Mas, se a estrutura for enxuta, não.
  • Risco da internet? Achou-se que sim, mas isso não se confirmou. A ideia de que sites como OLX ou Bom Negócio possam substituir totalmente as imobiliárias não se confirmou. É claro que muitos negócios foram fechados por meio de sites, diretamente entre as duas partes do negócio, mas o aumento no número de transações suplantou, em muito, essa “concorrência”.

Oportunidades de uma franquia de venda de imóveis

  •  As pessoas não tem mais a ligação com o imóvel que tinham antigamente. O número de transações imobiliárias aumentou geometricamente nas últimas décadas. Além disso, as residências não abrigam mais toda uma família: além de muitos pais serem separados (dois lares), há também as casas dos filhos, que moram sozinhos temporariamente (por motivo de estudo), ou definitivamente.
  • Em termos de negócio, o valor de uma corretagem de imóvel, de até 6%, é muito alto. Não dá para falar que é um dinheiro fácil, pois o trabalho de levar interessados (e curiosos) para conhecer as propriedades é extenuante. Porém, a cada venda, é muito dinheiro que se ganha.

Porque adotar o sistema de franquia de corretora de imóveis

Você já deve ter percebido que praticamente não existem mais imobiliárias isoladas. Pelo menos aqui em BH, quase toda imobiliária ingressou em uma “rede”.

As redes são ótimas para gerar negócios. Se antes a imobiliária tinha que captar as duas partes do negócio (alienante e adquirente), agora, ligada a uma rede de imobiliárias, ela só precisa, muitas vezes, de captar uma parte, pois a outra parte alguma imobiliária da rede pode já ter encontrado ou vai acabar encontrando (nesses casos, divide-se a corretagem entre todos os participantes).

Franquia Imóveis, uma opção

Em BH, há algumas redes fortes, como a Rede Morar e a Rede Netimóveis. Mas essas redes não giram, aparentemente, sob o sistema de franquia. Você tem uma imobiliária e se integra à rede.

No sistema de franquia de imóveis, encontramos 2 opções na internet:

Franquia Imóveis

É uma franquia do grupo Franchising Ventures, um grupo experiente no ramo de franquias e com várias marcas conhecidas.

Uma das vantagens dessa franquia é a isenção de taxa de franquia, o que diminui o valor do investimento inicial. Há também a possibilidade de isenção de taxa de royalties, caso o franqueado atinja as metas de financiamento imobiliário.

Porém, há um software utilizado pela rede, que não sabemos se é pago (acreditamos que sim).

Dessa maneira, acreditamos que o investimento inicial esteja entre 50 mil e 100 mil reais, para adaptação do ponto, capital de giro, etc.

Clique aqui para acessar o site da franqueadora Franquia Imóveis.

Franquia imóveis Remax

Em outras regiões do Brasil, como no nordeste, é bastante forte a Franquia de imóveis Remax (ou Re/Max) (eu jurava que se chamava Reimax… eles podiam “reformar” aquela logomarca para facilitar o entendimento).

Trata-se de uma franquia internacional, presente em vários países (já vi, pessoalmente, unidades da franquia Remax no exterior. É uma franquia conhecida, realmente).

Dados da Franquia imóveis Remax:

  • Taxa de Franquia começa em 33 mil reais
  • O capital de giro é de 10 mil reais, necessário para os seis meses iniciais
  • Pode ser instalada em locais a partir de quarenta metros quadrados
  • A previsão do retorno era a partir de 12 meses
  • Faturamento na média de 60 mil reais
  • O Investimento Inicial é na faixa de 85 mil reais

Taxas:

  • Royalties de 7% do faturamento bruto
  • E taxa de propaganda equivalente a 3% do faturamento

Clique aqui para acessar o site da Franquia Imóveis Remax

Avalie nosso post:
Gostou do post? Melhor do que tudo que você vê por aí?
Receba GRÁTIS, UMA VEZ por mês, nossas super-dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *