franquia portobello

Franquia Portobello Shop: Baixe e veja a apresentação da Franquia.

Mais uma pausa em franquias baratas para falar da Franquia Portobello Shop, que é um verdadeiro fenômeno!

Até 2008, a empresa era uma fabricante comum de cerâmicas (pisos, porcelanatos, etc.). Seus produtos eram de ótima qualidade, mas a empresa era isso, uma simples fabricante.

Talvez por assistir o sucesso que outras indústrias tiveram ao buscar sua expansão por meio do sistema de franchising, como a Franquia Havaianas, a Portobello resolveu também partir para o desenvolvimento de um sistema de distribuição por rede de franquias.

Por ser uma empresa listada em Bolsa de Valores, é fácil ver como a Portobello vinha amargando prejuízos desde 2004 até 2008, quando a Franquia Portobello Shop, existente desde 1998, virou o foco das atenções da empresa. Desde então, os lucros da empresa crescem a uma taxa inacreditável, tendo crescido cerca de 500% de 2010 até o fim de 2013! O faturamento da rede de Franquias Portobello Shop tem crescido a uma taxa de 20% ao ano.

Por que Portobello? Porque a fábrica é da cidade de Porto belo, em SC. Inclusive, já passei em frente à fábrica, pessoalmente, e é bem grande e bacana. Para aumentar a participação no nordeste, a empresa está construindo outra fábrica, pertinho de Maceió, AL.

O mercado da Franquia Portobello

Para quem não conhece a empresa, ela produz cerâmicas e porcelanatos para uso em pisos, revestimento de paredes, etc.

Suas linhas são sofisticadas, com porcelanatos que simulam madeira, cimento, pedras e mármore (parecem mesmo madeira, mas é cerâmica! eu já vi pessoalmente, é muito bem feito).

A unidade Portobello Shop franqueada vende, além dos produtos da Portobelo, linhas de metais para banheiros (cubas, misturadores, etc.), lavatórios, etc. Essa é uma maneira de aumentar o faturamento, vendendo alguns produtos de parceiros da fábrica.

A expansão imobiliária no Brasil foi muito grande nos últimos anos, aquecendo as vendas de lojas de materiais de acabamento, como dos produtos da Portobello. Hoje, muitas pessoas especulam se o mercado imobiliário está em bolha, se os preços dos imóveis vão cair, etc. Mas para quem tem uma franquia Portobello isso não é tão importante, afinal, o preço do imóvel, se ele vai ser fácil de vender, ou não, não é problema do franqueado Portobello Shop, pois quem construiu vai ter que dar acabamento e, provavelmente, vai ter que comprar porcelanato ou cerâmica comum.

Além disso, se antigamente as pessoas eram satisfeitas com suas próprias casas, hoje as pessoas têm o que chamamos aqui em minas de “faniquito”. O que é “faniquito”? É tipo ter “fogo no rabo”, a pessoa constrói hoje e daqui a 2 anos já se cansa da cozinha ou da casa em geral e manda derrubar e reformar tudo. Se antes as famílias só reformavam quando havia problemas estruturais, hoje se reforma de poucos em poucos anos por motivos estéticos.

Isso é um terror para o meio ambiente e para os bolsos das famílias. Mas, para o franqueado Portobello Shop, isso é uma verdadeira maravilha!

Investimento Franquia Portobello

O valor do investimento inicial para uma Franquia Portobello não é baixo. Você precisa de 500 mil para abrir uma.

Na versão Empório, a taxa de franquia é 40 mil reais.

Mas o que fica caro mesmo é fazer a reforma para as instalações da loja no padrão Franquia Portobello Shop, uma exigência que vai te custar entre 160 e 250 mil só de obras civis.

Depois tem 50 mil de estoque inicial e 60 mil de capital de giro.

O faturamento da unidade não é baixo, unidades menores podem faturar 150 mil reais por mês (Empório), enquanto unidades tradicionais podem faturar até 500 mil mensais. O prazo de retorno do investimento é na faixa de 36 a 48 meses.

Para acessar mais informações sobre a empresa e sobre seu sistema de franquias, veja essas apresentações:

Apresentação da Franquia Portobello.

Apresentação da Cia Portobello.

Franquia Portobello Shop: Baixe e veja a apresentação da Franquia.
5 (100%) 1 vote
Gostou do post? Melhor do que tudo que você vê por aí?
Receba GRÁTIS, UMA VEZ por mês, nossas super-dicas.

Comentários em “Franquia Portobello Shop: Baixe e veja a apresentação da Franquia.

  1. A empresa Portobello fica situada no Km 163, na cidade de Tijucas SC e não na cidade de Porto belo (fica proximo) como mencionado no post sobre a franquia Portobello.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *