Franquia Subway

Franquia Subway – EXCLUSIVO: Como estão os franqueados?

Definitivamente, a Franquia Subway não está na lista das franquias mais baratas. Mas, como uma verdadeira franquia de sucesso, não podemos deixar de mencioná-la aqui no site.

Além disso, até bem pouco tempo, a Franquia Subway era uma caixa preta. Não havia muita informação na internet brasileira, era uma verdadeira novidade, ainda que fosse já a sua segunda entrada no mercado brasileiro.

Nossa memória não vai tão longe para recordar a primeira tentativa de entrada da Franquia Subway no Brasil, em 1993, quando fracassou, mas lembramos muito bem do contexto.

Com certeza, a época era outra: os brasileiros ainda comiam mais em casa do que na rua e quem se alimentava na rua não via sentido em pagar o elevado preço de um sanduíche da Franquia Subway, pois, teoricamente, poderia fazê-lo em casa com uma boa baguete.

O fast-food, naquela época, não tinha nada de fast. Os McDonalds eram ponto de encontro e lazer, muito mais do que de alimentação de oportunidade, sua marca era forte, onipresente na mídia, e não havia espaço para a Franquia Subway se destacar.

O percentual de obesos no Brasil não era tão alto, a preocupação com qualidade da saúde e alimentação não era tanta e o McDonalds nadou de braçada. As pessoas não andavam tão estressadas e com tempo tão apertado, então para quê pagar caro para comer sanduíche de baquete de pão de sal?

Naquela época, as Franquias da Subway fracassaram no Brasil. Mas os tempos mudaram.

Não temos certeza, mas por volta de 2007 (pode ser ainda antes), fui a um Shopping de Belo Horizonte e vi uma Franquia Subway na praça de alimentação. Comi, gostei, era totalmente diferente das outras opções que havia no shopping. Percebi a oportunidade de negócio e fui buscar informações na internet.

Entrei no site da Franquia Subway, ou liguei, não recordo agora, e me inscrevi para maiores informações.

Resultado: não havia material ao menos em português. Recebi um bloco de material de umas 200 páginas, direto dos EUA, incluindo a COF da Franquia Subway em inglês.

A informação que o interessado mais quer saber da

Franquia Subway: quanto custa?

estava lá, somente em dólares e com estimativas feitas para os EUA, não para o Brasil.

Veja bem, caro leitor, para saber de que momento eu estou falando: quando recebi esse material da Franquia Subway, era a segunda tentativa da marca no país e, aparentemente, só havia 1 franqueado (de Belo Horizonte), proprietário de duas unidades (e uma delas estava mudando de lugar).

Eu sabia que era uma grande oportunidade de abrir a própria Franquia Subway, mas os valores assustaram. Além disso, como o franqueado já existente (acho que eram dois irmãos, não lembro se eram master-franqueados) era de BH, cidade onde eu residia, eu teria que ver quais os pontos onde eles não tinham interesse para poder abrir uma unidade.

Muito ocupado com outros projetos, não insistimos.

O que veio depois, todo mundo sabe: a Franquia Subway se mostrou uma verdadeira franquia bem sucedida e se alastrou por todo o país, contando, hoje, com mais de setecentas unidades.

Novo contexto: Por que agora a Franquia Subway deu certo?

Em primeiro lugar, em matéria de sanduíches, o produto da Franquia Subway é muito mais saudável do que o da maioria de seus concorrentes.

Embora caro, tudo em uma praça de alimentação de Shopping (principal ponto comercial das unidades) é muito caro (afinal, o próprio aluguel é muito caro nesses lugares). Ou seja, no entorno em que é vendido, a política de preço de uma Franquia Subway é uma opção relativamente barata.

Além disso, quanto ao produto, há o pão feito na hora e no local, o que é um diferencial contra alguns sanduíches em que o pão parece de isopor; o cliente pode caprichar nas opções de salada e seus molhos fogem do lugar comum (catchup/maionese/mostarda).

 

Afinal, a

Franquia Subway vale a pena?

Segundo Gary Kowalski, que em 2006 levantou uma pesquisa com três mil franqueados de diferentes franquias nos EUA (“The Franchise Ratings Guide: 3000 Franchisees Expose the Best & Worst Franchise Opportunities), a imensa maioria dos franqueados da Franquia Subway, 94%, se pudessem voltar à data em que adquiriram a franquia, teria feito a mesma escolha.

A mesma pesquisa aponta que a maior parte dos franqueados gastam entre 40 e 50 horas semanais com o negócio.

Demonstra, também, que o treinamento é considerado entre bom e excelente por 60% dos franqueados, embora 56% afirmem que a franqueadora não promova troca de experiências dos franqueados entre si.

Sobre o que mais importa: 67% dos franqueados da Franquia Subway possuem retorno financeiro na faixa do que esperavam obter. Enquanto 17% possuem retornos superiores ao que esperavam e outros 17% retornos inferiores ao que esperavam.

As principais dificuldades levantadas pelos americanos:
  • Dificuldade em contratar mão-de-obra adequada: 67%
  • Alto investimento inicial da franquia: 22%
  • Complexidade do negócio: 22%
  • Nível de stress: 22%

 

Valor Franquia Subway

  • Capital Inicial: 300 mil (fora o ponto comercial);
  • Giro: aproximadamente 10 mil;
  • Taxa de franquia Subway: 10 mil;
  • Taxa de publicidade: 4,5% do faturamento líquido;
  • Estoque: 8 mil;
  • Royalties: 8% do seu faturamento líquido;
  • Faturamento mensal médio: 65 mil;
  • Margem média de lucro: 15% do faturamento;
  • Funcionários: entre 8 e 12;
  • Instalações: entre 35 m² e 100 m²;
  • Payback (tempo de retorno) da Franquia Subway: entre 18 e 24 meses.

 

Financiamento de franquia

Gostei das informações, mas o preço Franquia Subway parece ainda me impedir de investir.

Não se desespere, embora o investimento inicial ronde os 250 mil ou 300 mil reais, há informações, que ainda não confirmamos, de que a franqueadora passou a financiar uma franquia para aqueles que já têm metade do investimento inicial da Franquia Subway. A parte financiada teria juros entre 0,9 e 2 porcento ao mês, o que é uma ótima taxa para o comércio.

 

Vantagens da Franquia Subway

* Sanduíches saudáveis comparados aos outros fast-food;

* Pouca complexidade das operações, se comparado ao ramo de prestação de serviços.

* Mercado crescente de fast-food e ótimo posicionamento da marca.

 

Limitações da Franquia Subway

* O valor da franquia Subway é bastante elevado para a maioria dos brasileiros. Como todo comércio, vários fatores, como a escolha de ponto, etc. podem fazer com que o negócio não siga adiante. Quanto maior o investimento inicial, maior o risco que se corre;

* Como em toda franquia, não basta ser rentável, você tem que analisar se você tem perfil para tocar franquias fast food. Reflita sobre isso. Tenho um amigo que abriu uma casa de vitaminas que fez tanto sucesso, tanto sucesso, que teve que vender, pois não agüentava mais trabalhar de 7 horas da manhã às 8 da noite, quando ainda tinha movimento no comércio dele.

 

Serviços de apoio ao franqueado da Franquia Subway

• Conhecimento das receitas dos sanduíches

• Visual da loja e orientação sobre equipamentos

• Treinamento

• Instruções de Operações da Franquia Subway

• Consultoria no local incluída durante a abertura da loja

• Acompanhamento periódico e suporte

• Publicações de informações

Franquia Subway à venda

Para maiores informações, acesse o site da Subway-Franquia, clique em franqueados e cadastre-se para receber o material contendo valores atualizados e maiores detalhes, como a COF (Circular de Oferta de Franquia). Com certeza, hoje já há todo esse material em português. Além disso, os franqueadores sempre informam a interessados em abrir novas franquias sobre as franquias existentes à venda por outros franqueados. Esse é, sem dúvida, o jeito mais rápido e fácil de descobrir se há uma Franquia Subway a venda próximo à sua região.

 

Franquia Subway – EXCLUSIVO: Como estão os franqueados?
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