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Franquia Uva e Verde: o apoio ao franqueado é um diferencial!

Você já deve ter percebido que, em todos nossos artigos, fazemos uma extensa avaliação do mercado de atuação da franquia, para depois avaliarmos as informações disponíveis sobre a rede. Nesse artigo da Uva e Verde, faremos diferente.

Hoje, falaremos brevemente do mercado para nos concentrar nas características da franquia, pois a apresentação da rede, disponível no site, surpreendeu-nos.

O mercado da Uva e Verde

Sobre o mercado, falaremos brevemente: trata-se do mercado de pequenos artigos para presente ou para decoração. É o mesmo ramo que da Franquia Imaginarium, embora não sejam 100% concorrentes.

Concorrentes perfeitos são a Boticário e a Natura, pois a pessoa precisa de um hidratante e pode comprar de uma ou de outra.

No caso da Uva e Verde, se a pessoa pretende comprar um presente para alguém, podem ser considerados concorrentes todos aqueles que vendem artigos de presente: Boticário (cremes e perfumes), Cacau Show (chocolate), até uma delicatessen (vinhos, por exemplo).

Se bem que o cliente da Uva e Verde busca algo mais criativo, quer expressar uma mensagem diferente ou algo de sua personalidade ou de quem receberá o presente. É aquele que quer presentear, mas que busca fugir do lugar-comum dos presentes sempre iguais.

Já se o objetivo for de decoração, então a concorrência ficará restrita a lojas do próprio ramo, como a Imaginarium.

O diferencial da Franquia

Acessamos uma apresentação no site da franqueadora e gostamos das informações que vimos, por isso estamos dando tanto destaque a isso por aqui e faremos um “review” dessa apresentação (arquivo pdf disponível no site).

Logo na segunda página, a franqueadora comenta dois pontos muito importantes do negócio: ela afirma que acompanha o equilíbrio financeiro dos franqueados e que conseguem as “melhores” taxas de locação para os franqueados.

Qual o diferencial? Em primeiro lugar, a maioria dos franqueadores não divulga pesquisas sobre a satisfação e situação econômica de seus franqueados. É algo para se desconfiar. Se escondem, é porque as coisas não vão bem. Nós já enviamos email para uma franqueadora perguntando sobre o retorno médio de seus franqueados e nada nos responderam.

Segundo a apresentação da franquia, 90% dos franqueados estão satisfeitos e não venderiam sua unidade a outro franqueado. Isso é um bom sinal. Tanto pelo grau de satisfação, quanto por a franqueadora fazer esse tipo de pesquisa e divulgar os dados.

O lado financeiro

Em primeiro lugar, há a facilidade para abertura do negócio, já que o capital inicial pode ser financiado com o Bradesco (algumas outras franquias também oferecem, se não me engano, a franqueadora da Microlins e Embelleze também tem parceria com um banco para financiamento da instalação).

O capital de giro também parece ser reduzido, já que os pedidos podem ser parcelados em até 5 vezes sem juros (ao passo que as vendas são à vista). Assim, se você tiver um bom giro no estoque, poderá até ter uma receita financeira aplicando o dinheiro até o momento de pagar o fornecedor.

O mais importante: se um franqueado está obtendo resultados ruins, pois algum dos custos está acima do esperado, o consultor financeiro da rede analisa as contas da franquia e propõe as mudanças para que ele volte a ter bom lucro.

Isso é um sinal de que o franqueador realmente se preocupa com a saúde financeira dos franqueados (o que é prometido lá no início da apresentação). Então a franquia apresenta seus três formatos, o faturamento médio de cada um e a DRE (um tipo de demonstração contábil) esperada para cada unidade. Enfim, o prazo de retorno do investimento não é apenas um “chute”, como parece ser em outras franqueadoras. Parece que o consultor financeiro da franquia Uva e Verde sabe uma média dos gastos de cada unidade e ajudou a elaborar essa DRE padrão.

Veja os formatos:

  • Loja de rua, padrão de 30 m2:
    • Investimento: 96 mil;
    • Faturamento médio: 35 mil;
    • Lucro: 10 mil (algumas franquias apenas falam o faturamento, não o lucro esperado).
  • Loja de shopping, padrão de 30 m2:
    • Investimento: 116 mil;
    • Faturamento médio: 60 mil;
    • Lucro: 18 mil.
  • Quiosque de 6m2:
    • Investimento: 80 mil;
    • Faturamento: 27 mil;
    • Lucro: 4,3 mil.

Quanto à outra afirmação, de melhores taxas de locações, o franqueador assume para si a responsabilidade: na oitava página, ele coloca uma informação bombástica: “Nós nos responsabilizamos pelo processo de procura, estudo de viabilidade e planejamento do ponto em Shopping Center“. É muito comum os franqueadores afirmarem que ajudam o franqueado nesse processo, mas a bola sempre está com o franqueado, a responsabilidade pela escolha de um bom ponto é dele (sua!) e, muitas vezes a pessoa simplesmente não tem experiência para tomar essa decisão que é, sem dúvida, a mais difícil para iniciar uma franquia. Com essa responsabilidade sendo assumida pelo franqueador, o franqueado da Uva e Verde, sem dúvida, fica mais tranquilo nesse início do processo.

Outro diferencial é que o franqueado tem flexibilidade para gerir seu negócio: há uma lista de fornecedores, dos quais as unidades fazem compras em grupo (para obter preços melhores) e não há aquele controle rígido que outros franqueadores adotam: desde o faturamento (a Uva e Verde tem taxa fixa, não precisando controlar o faturamento), até o controle do mix de vendas, às vezes inadequado à região.

Conclusão

A franquia Uva e Verde, aparentemente, oferece um suporte maior ao franqueado do que a média dos franqueadores. Isso é muito interessante, principalmente para os franqueados de menor (ou nenhuma) experiência no ramo do comércio.

Além disso, os preços são acessíveis (sim, é uma franquia barata!) e há a possibilidade do financiamento do investimento inicial.

Enfim, é uma franquia a se analisar com calma e parece que vale a pena buscar mais informações.

Franquia Uva e Verde: o apoio ao franqueado é um diferencial!
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Comentários em “Franquia Uva e Verde: o apoio ao franqueado é um diferencial!

  1. Perceba que todas as lojas que abriram inicialmente, já estão fechadas. O grau de insatisfação, pelo menos há 1 ano atrás, era enorme. Infelizmente há uma grande propaganda por trás do grupo, que não é aplicada. Pode ver que o grupo tem outras opções de franquias que não existem lojas. O que a franquia oferece é uma lista de fornecedores, nenhum exclusivo, e pouquíssimo apoio e interesse. Infelizmente, um mau negócio. (e isso não é conversa de alguém ressentido…é só perguntar à franquia sobre a vida média das lojas)

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