paleta mexicana

Paleta mexicana: franquia com opção quiosque

Nem precisa ser verão, a paleta mexicana, aquela espécie de picolé recheado, faz o maior sucesso.

Se no ramo de picolés e sorvetes, tem-se a distribuidora de icegurt, que é de investimento bem barato, a franquia de paletas mexicanas já são mais exigentes quanto ao capital inicial. Porém, como sempre, o retorno é proporcional ao investimento.

Não importa se, no México, as paletas nem são recheadas como aqui estão vendendo. O objetivo seu é fazer lucro, não é fazer história ou justiça à cultura mexicana (que é muito rica por sinal, mas não é nas praças de alimentação de shoppings que será aprendida).

Então, qual é o negócio da vez? Vender o famoso picolé mexicano recheado.

A primeira e maior franquia nesse negócio é a “Los Paleteros”, cujas unidades faturam cerca de 100 mil reais por mês, em média.

Por que paleta mexicana é bom negócio?

  • Porque brasileiro adora produtos exóticos, principalmente quando o nome remete a algo estrangeiro (toda a imagem que se tem daquele país vem à mente naquele momento);
  • Porque a paleta mexicana é gostosa;
  • Porque sorvetes e picolés não são mais apenas para crianças e em ocasiões especiais. Hoje os adultos não têm mais pudores quanto a isso, os jovens, que antigamente não tinham dinheiro na mão, agora têm sempre algum dinheiro dado pelos pais (ou seu próprio dinheirinho). Enfim, o mercado cresceu, não apenas pelo aumento do poder de compra da população, mas por mudança de hábitos também;
  • O aquecimento global está transformando o país em uma panela de pressão.

Segundo dados do site da franqueadora que citamos, o mercado de sorvetes quase dobrou nos últimos cinco anos, comprovando a força do setor. Posicionar-se bem em um mercado que cresce é quase garantia de sucesso.

Quais os valores?

Segundo o site da empresa, são cerca de 360 mil para a instalação do negócio e mais 75 mil de capital de giro. Os 360 mil incluem 250 mil de estimativa de reforma do imóvel para adequar o interior e a fachada, além de um estoque inicial de 40 mil reais.

Pode parecer alto, mas entenda bem os valores:

Em primeiro lugar, muitas franquias não colocam o valor da reforma de imóvel, ou não colocam um valor realista, para atrair interessados. Depois, a reforma acaba surpreendendo o candidato a franqueado.

Em segundo lugar, os valores incluem mais de 100 mil reais da soma de capital de giro e estoque. No caso de estoque, 40 mil reais são reais que só sairão do seu bolso para retornar em dobro (em forma de mercadorias vendidas)(falamos em dobro como estimativa, não sabemos o mark-up praticado pela franquia) e os 75 mil de capital de giro é um dinheiro que também fica girando ou é gasto nos primeiros meses, mas do qual também se espera um retorno mais imediato.

De taxa inicial mesmo, tem-se a de franquia, de 70 mil reais, pelo uso da marca e mais 10% ao mês, sendo 2% de marketing e 8% de royalties.

E o quiosque de paleta mexicana?

O quiosque é sempre uma opção mais em conta, pois não é necessário reformar o imóvel. Nesse caso, uma unidade da franquia, sai por 210 mil, somados a mais 80 mil de estoque inicial e capital de giro.

A taxa de franquia e as taxas mensais são iguais à unidade no modelo loja.

Então, vale a pena investir nessa franquia de paleta mexicana?

O negócio é entrar em contato com o franqueador de paletas mexicanas e levantar muita informação antes de fechar o negócio.

Se disponíveis, pegue dados estatísticos de outros franqueados (cremos que há cerca de 100 unidades), para saber como estão de saúde financeira.

As taxas mensais, equivalentes a 10% do faturamento, são bastante altas,, bem como o investimento inicial necessário. Assim, é necessário um sólido faturamento para que você possa suportá-las. Em reportagem recente na Exame, apontou-se que o faturamento médio das unidades gira por volta de 100 mil reais.

Segundo o site da empresa, o retorno do investimento inicial dá-se entre 12 e 24 meses.

Fazendo os cálculos por alto, está sendo previsto um lucro mensal entre 15 e 30 mil reais pela unidade de franquia da paleta mexicana, o que é um bom retorno.

 

Então, resolveu experimentar? A paleta mexicana, a franquia, ou os dois?

Paleta mexicana: franquia com opção quiosque
2.67 (53.33%) 6 votes
Gostou do post? Melhor do que tudo que você vê por aí?
Receba GRÁTIS, UMA VEZ por mês, nossas super-dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *